segunda-feira, 27 de julho de 2020

Aprendendo Brincando (atividades didáticas)


A brincadeira é uma das primeiras atividades humanas, e por meio dela a criança aprende quase tudo que vai  utilizar na vida adulta.

Os jogos e as brincadeiras são recursos necessários na construção da identidade, da autonomia infantil e das diferentes linguagens da criança.

De acordo com o Referencial Curricular para Educação Infantil (RCNEI) diz o seguinte sobre esse assunto: "As brincadeiras de faz de conta, os de jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica".

Os jogos na Educação Infantil são essenciais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Porém, para estruturar o campo das brincadeiras na vida dos alunos nessa fase, é necessária a intervenção do adulto, na figura do professor, atuando como facilitador, mediador, apresentando o verdadeiro significado da aprendizagem com desejo e prazer. Também é por meio das brincadeiras e jogos que o professores podem observar e construir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada um individualmente, registrando suas capacidades de uso das linguagens, capacidades sociais e recursos afetivos e emocionais.




Na sala de aula aprendizagem fica mais significativa e prazerosa quando parte de uma brincadeira. Sendo através do brincar que a criança entra no mundo da imaginação, o que auxilia o desenvolvimento de sua personalidade.

O lúdico apresenta valores particulares para as todas as etapas da vida humana, assim, na idade infantil o objetivo é principalmente pedagógico.  A criança se opõe muitas vezes resistência à escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica, não é prazerosa. Segundo Piaget, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibração com o mundo.

A ludicidade é uma atividade que tem valor educacional, mas além desse valor que lhe é inerente, ela tem sido utilizada como recurso pedagógico. Segundo TEIXEIRA são vários os motivos que os educadores levam a propor ás atividades lúdicas e utilizá-las como um recurso no processo de ensino-aprendizagem. A brincadeira tem um enorme valor no desenvolvimento das crianças, brincando a criança aprende produz e assimila príncipios morais e modelos sociais. 

Ao usar a brincadeira na sala de aula, o professor aproxima-se mais do seu aluno, podendo conhecê-lo melhor acompanhando e percebendo de perto a processo de ensino-aprendizagem.

A educação para obter um ensino mais eficiente tem que aperfeiçoar novas técnicas didáticas, e a brincadeira é um desses métodos que deve ser trabalhado na prática pedagógica para qualidade do ensino-aprendizagem, usar essas técnicas para aquisição das crianças dentro da instituição escolar contribui no aprendizado das mesmas quanto ao conteúdo trabalhado.












Referência:

OLIVEIRA. Juliana R. de. O Prazer de Aprender Brincando. Niterói. Universidade Cândido Mendes. 2011.
CÂNDIDO. Goretti. Aprender Brincando. CPB educacional. 2014. Disponível em: <https://educacional.cpb.com.br/conteudos/universo-educacao/aprender-brincando/>. Acesso em: 27/07/2020. 
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998.