domingo, 1 de setembro de 2019

Apresentação do Blogger "Compreendendo a Infância e Suas Especificidades".

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS-CESC 
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA 

PROJETO PIBEX 2019

PROPONENTE: Profa. Dra. Elizete Santos.
zete.santos37@gmail.com 

Projeto: “Compreendendo a infância e suas especificidades".

Área temática: Educação.

INTRODUÇÃO

O projeto de Extensão universitária denominado “Compreendendo a infância e suas especificidades é um projeto criado na perspectiva de possibilitar um melhor entendimento por parte dos/as acadêmicos/as que atuam ou pretendem atuar no Projeto Acolher da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA. Observando o resultado final do edital N.º 004/2018 – PROEXAE/UEMA, 14 projetos foram contemplados pelos CESC/UEMA, absorvendo em torno de 14 bolsistas e em média uns 25 voluntário/as, através dos seus diversos cursos, nas áreas da saúde, História, Pedagogia e Ciências Sociais, número considerável para discutirmos sobre a compreensão da infância e suas especificidades. O projeto será uma ferramenta de diálogo e aprendizagem das nuances pela qual perpassa a infância, assim como, discutir os olhares lançados para essa faixa etária.
O projeto será realizado em duas modalidades, sendo que uma à distância, através do uso das tecnologias utilização de um Blog) e a outra de forma presencial na realização de oficinas. Nessa primeira modalidade, será desenvolvido algumas temáticas à cerca da infância, suas especificidades e os olhares que temos sobre essa faixa etária. Na segunda modalidade, será desenvolvida algumas oficinas para melhor compreensão das discussões antes realizadas. O projeto, como firmado acima, terá o caráter pedagógico, pois possibilitará o conhecimento da história da infância ao longo do contexto histórico, assim como as especificidades na qual a criança se apresenta à cerca do brincar, a relação de aprendizagem que a criança mantem sobre o jogo, a brincadeira etc.
Para a efetivação do projeto será criado um blog, em que a equipe executora estará alimentando o blog com textos e discussões pedagógicas buscando promover o diálogo à respeito da temática. Será disponibilizado um espaço denominado “Você Sabia” na perspectiva de trocar opiniões à cerca do que já conhecem sobre aquele assunto ou à conhecer. Nessa mesma perspectiva será alimentado quinzenalmente as informações, para que todos/as possam ter tempo para olhar, analisar, comentar e ou ainda aprofundar tal conhecimento/curiosidade. Na modalidade presencial, será realizado as oficinas em que as temáticas serão construídas à partir das discussões observadas no blog, pois esse nos fornecerá pistas de ações a serem trabalhadas.

Objetivo geral: Contribuir com a formação acadêmica do/as discentes que atuam ou pretendem atuar no Programa Institucional para o desenvolvimento na Infância – ACOLHER, da PROEXAE/UEMA, tendo como eixo discursivo “A Infância e suas especificidades”.

Objetivos específicos: Dialogar com acadêmico/as ingressos ou que pretendem ingressar nos projetos destinados ao Programa –Acolher, voltado para à infância, buscando discutir a sua compreensão de infância e suas especificidades; Qualificar um quadro de discentes aptos a atender às necessidades voltadas para o programa, buscando dirimir os obstáculos encontrados à respeito das especificidades da infância, assim como os olhares voltados para essa faixa etária.

METODOLOGIA

O projeto será realizado com acadêmico/as dos diversos cursos do CESC/UEMA, dos dois prédios em funcionamento. Terá a participação de uma/um bolsista e dois/duas voluntários/as para a organização, acompanhamento e sistematização do projeto. O projeto disponibilizará 30 vagas para os/as interessado/as.
O/a bolsista terá a incumbência de realizar o cadastro das pessoas envolvidas, assim como criar, sistematizar e alimentar o Blog juntamente com os/as voluntários/as. Devem também, receber e estimular a produção dos /as envolvido/as. É tarefa também orientar as discussões mantidas nas postagens, sugerir outras leituras, sempre preservando consulta à equipe executora.
A finalidade da criação do Blog é possibilitar aos cursistas uma aproximação mais sistemática com essa ferramenta digital, em que possam além de interagirem com trocas de conhecimentos, possam ainda criar e-mails, realizar pesquisas diversas de temas sugeridos, assim como produzir textos argumentativos, enfim, digitalmente se comunicarem.
A articulação do/a bolsista é de extrema importância, pois precisará desenvolver um passo a passo necessário para a desenvoltura do projeto. O primeiro passo é a criação do blog, o segundo passo é a aquisição do material a ser alimentado no blog quinzenalmente, com links de textos discursivos para a estimulação do debate e produção da escrita no próprio blog). O terceiro passo é a realização de um encontro inicial para apresentação do projeto, conhecimento de todos/as pessoas envolvidas. O quarto passo é a organização das oficinas.
Buscando dinamizar a interação no blog, será solicitado que as postagens de temas discursivos sejam colocados à disposição dos cursistas nas sextas feiras à noite, para que sua visualização, comentários, debates e produções sejam realizada no final de semana. Será aguardado manifestações até um prazo de 72 horas para cada participante, em caso de que não haja manifestação por parte do/a cursista, o/a bolsista e voluntários entrarão em contato para buscar saber a dificuldade encontrada, seja de entendimento ou outra. No final todo/as receberão certificados de participação no projeto, bem como serão orientado/as na escrita de artigos científicos sobre a temática.

RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS:

Uma melhor compreensão a respeito da infância e suas especificidades, bem como atuações mais precisas no que diz respeito à atuação nos projeto voltados para o edital. Produção de artigos científicos a respeito da temática.

MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE RESULTADOS:

A transferência de resultados se dará na convivência saudável e interativa entre as/os bolsistas, bem como no respeito às diferenças e limitações apresentadas por cada um/a. Desenvolvimento do hábito de leitura de textos acadêmicos e produção de uma escrita argumentativa. Estimulo em participar de outros cursos oferecidos pela instituição. 

INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:

A infraestrutura para a realização do projeto serão os celulares do/as participantes, bem como a internet que o centro já dispõe.

REFERÊNCIAS.

ALVES, A. M. de A. O projeto: uso dos meios de comunicação social na escola – uma experiência em curso in: Comunicação e Educação: Caminhos cruzados. São Paulo, Loyola, 1986.
ARROYO, Miguel Gonzalez: O significado da infância. Brasília, 1994.
ALVES, Luís Roberto. Comunidade e escola, memória e produção cultural. In: Comunicação & Educação. São Paulo: Moderna : ECA-USP, 1997, n. 10. set./dez. p. 24-32.
BECKER, M. L. Inclusão digital e cidadania: as possibilidades e as ilusões da solução tecnológica. Ponta Grossa, PR: UEPG, 2009.
BERGOMAS, Gabriela. Comunicação/educação na formação profissional. In: Comunicação & Educação. São Paulo: Moderna : ECA-USP, n. 15. maio/ago. 1999. CIPRIANI, F. Blog corporativo. São Paulo: Novatec, 2006.
CRUZ, R. O que as empresas podem fazer pela inclusão digital. São Paulo: Instituto Ethos, 2004. GUERRA, Judite, GOMES, Sonia, MACHADO, Vânia A. A paixão de aprender: Construindo um olhar as infâncias. Secretaria municipal de educação-prefeitura municipal de Porto Alegre. Porto Alegre,1999.
HERNANDEZ, Fernando(trad.Rodrigues, Jussara H. Ventura, Monserrat A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Art méd, 1998. QUINTEIRO, Jucirema. Infância e escola: uma escola marcada por preconceitos. Campinas, Unicamp: 2000. Tese doutorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário