sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Definição de Criança, Educação Infantil, Cuida,Educar e Brincar

                                 



Criança

Ela é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia,deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona, e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
                       
Educação Infantil

É a primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgãos competentes do sistema de ensino e submetidos a controle social. É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública gratuita e de qualidade, sem requisito de relação.





A Importância do Cuidar, Educar e Brincar na Educação Infantil

O Cuidar não  significa  apenas o ato de acolher e atender as necessidades físicas da criança, é importante o comprometimento e a proximidade por parte do educador, percebendo a criança como um ser capaz e que é possível desenvolver suas potencialidades,  devendo sempre ser ouvido e respeitado, assim desenvolvendo-o de uma forma autônoma ,  o cuidar envolve e deve está alinhado as habilidades em observar as especificidades, individualidade, ideias e emoções da criança e ajudá-la em todos os seus aspectos.

O Educar  não deve ser considerado apenas como   “a transmissão de  saberes”, mas ele envolve e busca propiciar vivencias e relações significativas de aprendizagens que ajudem  a criança a ser autor do seu próprio desenvolvimento, buscando sempre construir seus próprios conhecimentos, está prática  possibilitará que a criança desenvolva capacidades, para ser autônoma e independente.

O Brincar é essencial ao individuo, pois através do lúdico a criança poderá desenvolver-se socialmente e culturalmente, sendo  uma atividade necessária no cotidiano da educação infantil, ajudando e possibilitando que a ela vivencie experiências.

Estes três eixos  cuidar, educar e brincar é fundamental na Educação infantil, pois contribui para o  desenvolvimento  da criança, pois as vivencias e as experiencias feitas neste ambiente torna ela independente ao ser percebido seu desenvolvimento cognitivo e motor.  




Referências


3 comentários:

  1. Compreender a infância, é fundamental para que possamos desenvolver um trabalho de qualidade no ensino, e a base se encontra na educação infantil, é onde tudo começa.

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante mesmo estarmos trabalhando esse tipo de assunto aqui, nois que seremos futuros educadores temos que estar atento a tudo q envolve educação e aprendizagem,principal relacionado a educação infantil,pois é daí onde começa todo um desenvolvimento muito importante,aquela fase de descoberta, curiosidade, que não podemos deixar passar sem observar e trabalhar isso na criança. Porque se não trabalharmos esse momento de desenvolvimento quando criança certamente essa pessoa terá dificuldades no decorrer das outras etapas de sua vida.

    ResponderExcluir