terça-feira, 2 de junho de 2020

Fases do Desenvolvimento da Sexualidade Infantil





O artigo intitulado de Freud, Klein, Lacan e a constituição do sujeito, produzido pela Daniela Paula do Couto  aborda as fases psicossexuais da criança, ideias essas postuladas por Sigmund Freud, pois em  seus pensamentos o mesmo trazia que a sexualidade estava presente desde a infância, concluindo que as crianças apresentam prazer em algumas atividades do cotidiano que estão diretamente ligadas ao corpo, como por exemplo a sucção, ou seja,  a criança obtém prazer em seu próprio corpo e não  em algo externo. É importante ressaltar que as fases do desenvolvimento resultam num processo de pôr em ação mecanismos de proteção, cada fase refere-se a uma etapa do desenvolvimento da libido.
A fase que dá início ao processo da sexualidade infantil é a oral, onde se inicia desde o nascimento da criança até um ano e meio, a sua zona erógena é a boca, pois ela sente prazer na sucção do leite materno, mas visto que o recém-nascido não terá a mãe sempre a disposição, então ele passa a sugar partes do seu corpo e depois há a substituição por objetos quaisquer como chupeta por exemplo, nesse período o bebê leva tudo a boca é a partir dela que ele começa a conhecer o mundo à sua volta. Nesse estágio, quando a criança é pouco gratificada pode haver resquícios no seu comportamento como a agressividade, sadismo, aproveitadoras etc, já a criança muito gratificada nesta fase pode se tornar, obsessiva, ingênua, passiva etc. Então essa concepção mostra que o bebê pode ser prejudicado, tanto com o excesso, quanto quando são limitadas.
A segunda etapa é a anal, onde a criança começa a apresentar essa fase dos 18 meses aos 3 anos de idade aproximadamente, a sua zona do prazer é o ânus, é nesse estágio que ela sente satisfação na expulsão, retenção e manipulação das fezes podendo controlar sua evacuação, assim também a mesma tem a sensação de controlar seus impulsos. A partir de um tempo a criança substituia manipulação das fezes pela massa de modelar, o barro, a massa de pão etc. As sequelas obtidas nesse estágio podem ser percebidas na idade adulta, na forma como os sujeitos direcionam sua vida econômica tornando-se consumista ou bondosos (na expulsão), econômicos ou mesmo avarentos (na retenção), e em relação a sua personalidade quando há retenção anal, o indivíduo pode se tornar controlador e compulsivamente obcecado por limpeza, já quando a expulsão anal sua personalidade pode vim a ser bagunceira, rebelde etc. Logo é observável que as marcas de cada estágio não desaparecem totalmente, pois cada uma integra a outra.
A terceira fase do desenvolvimento da líbido, é o período fálico que ocorre entre os 3 aos 4 anos e sua zona erógenas são os órgãos genitais. Nomeia-se estágio fálico por causa do pênis (=falo) é o principal objeta de interesse das crianças. Na menina, o clitóris é o correspondente feminino do pênis, nesta fase há o desejo da criança ver os órgãos genitais de colegas e de exibir os próprios, assim como o desejo de manipulação dos mesmos, esse período também pode ser chamado de edipiano, onde Freud situa o aparecimento de uma relação triangular singular entre pai, mãe e filho que caracteriza o complexo de Édipo esse nome originou-se na tragédia grega Édipo-rei, escrita por Sófades.
Desse modo o complexo de édipo trata de uma relação de amor que tem como objeto o progenitor do sexo oposto, mãe no caso do menino, pai no caso da menina, há impulsos de rivalidade e ciúme do progenitor do mesmo sexo, mais também chega o momento em que o garoto que antes se identificava com sua mãe que sentia ciúmes e inimizade com seu pai que e tido como rival, passa a identifica-se com ele. A não remediabilidade desta etapa levara o sujeito a crescer em ressentimento para todos as figuras de autoridade. E quando se trata do desenvolvimento das meninas inicialmente há uma ligação especial com o pai e quando ela percebe que não tem pênis, e cria sentimentos hastes contra a mãe, como se sua progenitora fosse a culpada dela não ter nascido com a mesma genitália de seu pai, mais assim como acontece com o menino há a resolução de conflitos quando a garota suprime seu desejo pela pai, desiste de rivalizar com a mãe e passa a identificar-se com ela, e no caso da não resolubilidade a menina pode vim a ter alucinações e delírios paranoicos assim como também a ausência de interesse legítimo pelo mundo externo. E fim é perceptível que tanto a criança do sexo feminino quanto o masculino vencem o sentimento de culpa e medo diante de um rival superior e poderoso (pai e mãe), então ela transforma a rivalidade em identificação, ou seja, em desejo de ser como o pai ou a mãe antigos rivais, por isso esta etapa é de fundamental importância para o psiquismo da criança.
A fase de latência é dos 6 anos de idade à puberdade é o período de regressão de conteúdos sexuais, onde a criança passa a participar de atividades socialmente aceitáveis, é a partir dai que começa o desenvolvimento do Superego e de habilidades sociais e intelectuais e dos valores e papéis culturalmente aceitos.
A última fase começa na adolescência, no fim do período fálico, a sua zona de pulsão sexual são os órgãos genitais, sendo seus objetos o pênis e a vagina, e eles satisfazem seus desejos sexuais nas ligações emocionais com pessoas opostas ao seu sexo. Nesse estágio eles não levam os relacionamento sexuais à sério, não tem respeito, nem compromisso, apenas sentem desejos sexuais. Também eles não apresentam prazeres só nos seus familiares, mas em outras pessoas que tem certas semelhanças com elas. 



As fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget

Piaget foi um notório psicologo que começou a ter um grande interesse pelo desenvolvimento cognitivo de crianças a partir do momento que começou a trabalhar em um centro educativo para meninos.





Enfase Educacional. Piaget e as Fases de Desenvolvimento. Disponível em <https://youtu.be/x--74EvyuBg>















Referências

COUTO, Daniela Paula do. Freud, Klein, Lacan e a constituicao do sujeito. Psicologia em Pesquisa, UFJF, Janeiro-Junho, 2017.




14 comentários:

  1. Pelo que eu entendi, o objetivo desse estudo é entendermos o desenvolvimento sexual da criança, cada fase e suas características desde o seu nascimento. De acordo com Freud a sexualidade infantil surge através de necessidades, procurando a satisfação de seus desejos no seu próprio corpo.

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    1. Isso, ela vai se descobrindo e fazendo perguntas. É nesse momento que curiosidade vai despertando.

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    2. Sim, cada fase é muito importante para o seu desenvolvimento.

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    3. Exatamente essas fases inicia a partir do nascimento e vão surgindo de acordo com o desenvolvimento de cada criança.

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    4. Isso, a criança busca aqui satisfação de seus desejos que vai variando apenas a zona do erógena.

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  2. Esse conteúdo foi bastante interessante, além de identificar cada período das fases sexuais da criança,faz entendemos sobre a importância de comunicamos para crianças desse assunto, quando ela pergunta sobre órgão genitais.

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    1. Sim, é sempre bom estarmos por dentro de todos os assuntos relacionados a criança.

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  3. Sobre fases do desenvolvimento sexual da criança, entende-se que ela já traz consigo essa sexualidade e com o desenvolvimento, ela vai se aflorando, despertando, e que depois sendo deixada de lado ,porque vão surgindo outros interesses na criança, atividades ira gera prazer que não precisa esta ligada ao corpo dela, brincar, andar de bicicleta dentre outros. A criança passa de uma fase para outra, quem esta próximo, como os pais, percebem suas mudanças.

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    1. Sim, por isso a importância da observação dos pais nesse período da vida da criança.

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  4. Muito bom, estudar sobre isso nos ajuda a entender algumas ações e como procurar como lidar com essa situações em sala de aula.

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    1. Por isso que é fundamental que os professores e principalmente aqueles que irão lidar com crianças estarem inteirados nesse assunto.

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  5. Isso mesmo, as fases tem uma certa duração.

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  6. Bem interessante este tema, e também de extrema relevância para entendermos as fases do desenvolvimento da criança. A partir do conteúdo postado entende-se que a criança passa por quatro fases desde o seu nascimento, e que essas fases resultam em mecanismos de proteção.A criança passa automaticamente de uma fase à outra, e os desejos dela em cada fase precisa ser obsevados, e o responsável precisa tratar disso com delicadeza, pois a expulsão ou retenção pode acabar deixando sequelas, que se envidenciarão na vida adulta.

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    1. Sim, se caso essas fases não sejam bem desenvolvidas durante esse processo, no futuro podem ser percebidos alguns resquícios.Então a criança não pode ser nem muito gratificada nem pouco, tem que ter uma dosagem certa para que esse indivíduo não seja prejudicado na sua vida adulta.

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