segunda-feira, 27 de julho de 2020

Aprendendo Brincando (atividades didáticas)


A brincadeira é uma das primeiras atividades humanas, e por meio dela a criança aprende quase tudo que vai  utilizar na vida adulta.

Os jogos e as brincadeiras são recursos necessários na construção da identidade, da autonomia infantil e das diferentes linguagens da criança.

De acordo com o Referencial Curricular para Educação Infantil (RCNEI) diz o seguinte sobre esse assunto: "As brincadeiras de faz de conta, os de jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica".

Os jogos na Educação Infantil são essenciais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Porém, para estruturar o campo das brincadeiras na vida dos alunos nessa fase, é necessária a intervenção do adulto, na figura do professor, atuando como facilitador, mediador, apresentando o verdadeiro significado da aprendizagem com desejo e prazer. Também é por meio das brincadeiras e jogos que o professores podem observar e construir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada um individualmente, registrando suas capacidades de uso das linguagens, capacidades sociais e recursos afetivos e emocionais.




Na sala de aula aprendizagem fica mais significativa e prazerosa quando parte de uma brincadeira. Sendo através do brincar que a criança entra no mundo da imaginação, o que auxilia o desenvolvimento de sua personalidade.

O lúdico apresenta valores particulares para as todas as etapas da vida humana, assim, na idade infantil o objetivo é principalmente pedagógico.  A criança se opõe muitas vezes resistência à escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica, não é prazerosa. Segundo Piaget, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibração com o mundo.

A ludicidade é uma atividade que tem valor educacional, mas além desse valor que lhe é inerente, ela tem sido utilizada como recurso pedagógico. Segundo TEIXEIRA são vários os motivos que os educadores levam a propor ás atividades lúdicas e utilizá-las como um recurso no processo de ensino-aprendizagem. A brincadeira tem um enorme valor no desenvolvimento das crianças, brincando a criança aprende produz e assimila príncipios morais e modelos sociais. 

Ao usar a brincadeira na sala de aula, o professor aproxima-se mais do seu aluno, podendo conhecê-lo melhor acompanhando e percebendo de perto a processo de ensino-aprendizagem.

A educação para obter um ensino mais eficiente tem que aperfeiçoar novas técnicas didáticas, e a brincadeira é um desses métodos que deve ser trabalhado na prática pedagógica para qualidade do ensino-aprendizagem, usar essas técnicas para aquisição das crianças dentro da instituição escolar contribui no aprendizado das mesmas quanto ao conteúdo trabalhado.












Referência:

OLIVEIRA. Juliana R. de. O Prazer de Aprender Brincando. Niterói. Universidade Cândido Mendes. 2011.
CÂNDIDO. Goretti. Aprender Brincando. CPB educacional. 2014. Disponível em: <https://educacional.cpb.com.br/conteudos/universo-educacao/aprender-brincando/>. Acesso em: 27/07/2020. 
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998.

23 comentários:

  1. É brincando que se aprende.♥️♥️

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  2. O brincar desempenha um papel muito importante na socialização da criança, permiti-lhe aprender a partilhar, a comunicar-se e a relacionar-se com outras crianças, e com esse convívio podem vivenciar diferenças de todo tipo, cada criança pode compreender seu lugar no grupo, perceber suas habilidades, sua força, seus limites e também os das outras crianças. A inexistência desses espaços faz com que as crianças fiquem privadas de situações de vida ricas e estimulantes que promovem seu desenvolvimento.

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    1. Concerteza,por isso,a brincadeira é algo tão essencial quando se trata do aprendizado das crianças porque as mesmas começam a construir sua identidade com o lúdico.

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    2. É muito importante aprender brincanfo

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  3. Como sabemos a brincadeira é crucial ao desenvolvimento da criança. Como o próprio texto diz, a brincadeira é uma das primeiras atividades do ser humano, é através dela que a criança desenvolve-se socialmente, fisicamente, assim como habilidades motoras e até mesmo aprendizagens de linguagens. Porém ainda existem tabus que precisam ser quebrados, pois muitos dos pais vêem a brincadeira como uma distração ou passatempo,deixando de lado suas utilizadades mais relevantes. E esses assuntos precisam ser debatidos, para que um maior número de pessoas tenham ciência disso.

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    1. Isso mesmo,e é ainda mais interessante usar a brincadeira no processo de ensino-aprendizagem das crianças.

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    2. Realmente Sandrinha a maioria dos pais talvez por não saberem a importância da brincadeira na vida das crianças tratam isso como uma falta de tempo ,sendo que a brincadeira é uma forma de aprendizagem muito importante nessa fase da vida da criança.

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  4. A brincadeira é importante no desenvolvimento da criança, o brincar estimula a imaginação, criatividade, socialização, autonomia e diversas outras questões primordiais para a o desenvolvimento humano.

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    1. Sem falar que eles aprendem com muito mais desejo e prazer.

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    2. A brincadeira é bastante importante para o desenvolvimento infantil

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  5. A brincadeira é a chave para a aprendizagem ,é brincando que as crianças se desenvolve pois a brincadeira facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade,no qual estabelece uma relação entre jogo e aprendizagem.

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  6. Usar da Ludicidade para o ensino-aprendizagem da criança é muito satisfatório.

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  7. De fato, é interessante este assunto, a brincadeira,é uma importante ferramenta no desenvolvimento da criança se trabalhada com uma intencionalidade de a criança adquirir conhecimento. O professor como um mediador se aproxima mais da criança. Se a criança não ver a escola como um lugar interessante em sua concepção, até nisso a brincadeira, o jogo auxilia para que a criança goste e aprenda.

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    1. Sim, é importante a brincadeira, mais é fundamental ensinar que a partir dela que as crianças aprendem melhor

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  8. Utilizar-Se da ludicidade para o ensino e aprendizagem é uma ótima estratégia edum ativa para uma aprendizagem significativa. A opções mostram como o professor deve ter a habilidade intelectual para buscar maneira de contribuir para a formação da criança

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    1. Sim,e o professor deve está preparado para usar de diversas metodologias para facilitar o aprendizado do aluno,é a Ludicidade é uma delas.

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  9. As brincadeiras são essenciais, pois contribui no aprendizado, cada criança tem um jeito de brincar e de expressar-se, pois esta no processo continuo de desenvolvimento, porem precisa de um mediador, o professor, que ira tornar possível essas atividades, muito mais significativas, assim o brincar é um recurso pedagógico que bem elaborado proporcionara a aprendizagem da criança.

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    1. O papel do professor como mediador nesse momento é de grande importância,pois ali ele vai perceber como está sendo o desenvolvimento de seu aluno com o uso desse método, podendo perceber melhor suas necessidades e potencialidades.

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  10. O brincar tá para criança como a água para sobrevivência da vida, o que significa que, as brincadeiras são indispensáveis na vida de uma criança.
    Essa forma simples e tão enriquecedora permite a criança ir ao desenvolvimento que esperamos que ela tenha, ou melhor, além do que esperamos. As brincadeiras são fontes incontestáveis de que as crianças precisam para um melhor desempenho na sua vida pessoal, educacional e futuramente profissional. Meios esses que requer um mediador que venha facilitar e instruir da melhor forma possível a realização dessas atividades.

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  11. O professor como mediador tem um papel altamente relevante, porque ali durante a brincadeira ele observa qual o grau de aprendizado do seu aluno e vendo se aquele momento lúdico está de fato contribuindo de forma satisfatória para o processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos.

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