A escola tem que ser um espaço democrático e independentemente das diferenças individuais, a educação é direito de todos, e a escola deve está aberta e preparada para lidar com a diversidade de cada aluno. A Educação Infantil, fase inicial da formação, é onde as crianças têm o primeiro contato com o campo cheio de aprendizagens e novas descobertas, e a inclusão nesse período é de extrema importância, porque surgem obstáculos que a criança terá ao dar início ao processo de socialização, sendo ainda, importante ressaltar que esse momento é um dos primeiros em que o pequeno estará distante dos olhares de sua família.
Trabalhar a Inclusão na Educação Infantil é fundamental para que a criança se adapte ao universo escolar para assim dar sequenciação aos seus estudos no Ensino Fundamental sem sofrer tanta dificuldade. Por isso, o corpo escolar, gestores educadores e toda equipe Pedagógica devem está empenhado e preparados para focar nas atividades inclusivas, dando o suporte necessário para as crianças que precisam.
Vale destacar também que todos que tem qualquer necessidade educacional especial devem ter acesso à escola regular. Segundo a Declaração de Salamanca "o princípio fundamental da escola inclusiva é de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter" dessa forma é notório que todo e qualquer cidadão tenha o direito à frequentar uma instituição escolar, por isso o debate sobre a inclusão desde a educação Infantil vem se fortalecendo muito nos últimos anos.
Durante muito tempo, a educação inclusiva era realizada por instituições de ensino especializado nesta área. Atualmente muitas escolas estão investindo em práticas de inclusão para que todas as crianças aprendam e se desenvolvam no mesmo ambiente, mais respeitando o tempo, as necessidades e potencialidades de cada um. Nesta proposta, a instituição se compromete a oferecer práticas diárias nos quais os alunos de Educação Infantil possam preservar o respeito, a cidadania, o cuidar de si e do outro, aceitação, o companheirismo entre outros valores necessários para se formar um cidadão com senso de justiça, éticos e que acima de tudo respeitem as diversidades.
Para a criança com necessidades especiais participem de um processo de inclusão é fundamental para que ela tenha acesso a técnicas Pluridisciplinares, que contribuem no desenvolvimento da linguagem, das competências e das capacidades motoras, cognitivas e emocionais que são essenciais para sua formação.
Esse acompanhamento exige muito preparo e conhecimento dos gestores e professores, porque a inclusão é uma etapa complexa e repleta de desafios, sendo essencial para as crianças terem esse estímulo desde a Educação Infantil.
A inclusão na educação é uma ação social e cidadã muito fundamental, pois colabora diretamente para as crianças com deficiência e também promove um aprendizado para todos os alunos, que é o respeito ao outro de uma forma totalizadora.
É importante trabalhar a Inclusão na Educação Infantil, através de um planejamento pedagógico com os gestores, os professores e todos os membros da equipe pedagógica, com o objetivo de reformular um plano de atendimento educacional para todos os alunos promovendo a integração, assim como considerar o ritmo e as peculiaridades de cada educando, assim teremos a inclusão.
A integração é a palavra-chave para a inclusão na Educação Infantil, e nada melhor que atividades para colocarem os alunos em movimento, sendo por meio de músicas e cantigas populares e atividades que melhore a socialização. Essa atividades contribui para o desenvolvimento e para a formação dos mesmos.
Então é fundamental que se tenha a inclusão para que haja uma valorização humana, assim elas saberão desde os primeiros anos de vida sobre os direitos humanos.
O ambiente escolar é um dos principais espaços crianças que têm a oportunidade de lidar e construir laços com pessoas de fora das suas famílias. Por isso a inclusão escolar é tão necessária, e esse processo de inclusão deve promover situações onde os alunos da Educação Infantil aprendam a socializar, ter cidadania e saiba cuidar e ter respeito com o próximo.
ResponderExcluirSim, isso mesmo👏
ExcluirVerdade colega iohanna, trabalhar a inclusão no ambiente escolar faz muita diferença na formação e desenvolvimento das crianças, sempre considerando suas capacidades,e utilizando metodologias e diversos recursos para sua aprendizagem respeitando seu tempo, idade, respeitando as diferenças e assim se socializarem com os demais em sala de aula.
ResponderExcluirdeve se criar políticas públicas de inclusão social pra nossa crianças de nossa sociedade
ResponderExcluirExatamente
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