quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil





O direito das crianças frequentarem creches e pré-escolas  foi um processo de grandes lutas por parte dos profissionais em educação e outros movimentos sociais, sendo agora, um dever do estado garantir esse direito social, a educação infantil, afirmado na constituição de 1988.

Com a resolução de n°5, de 17 de dezembro de 2009, foi fixada as Diretrizes Curriculares Nacionais a Educação Infantil. Ela tem como objetivo observação na organização de propostas pedagógicas na educação infantil.

Definição:

CRIANÇA: a criança ao longo dos anos foi aos poucos ganhando seu espaço na sociedade, pois sabe se que nem sempre ela recebeu tanto cuidado e atenção, hoje a mesma é vista como um sujeito histórico e capaz de construir sua identidade vivenciando culturas diversas e produzindo sua própria cultura.

EDUCAÇÃO INFANTIL: é a primeira etapa da educação básica, sendo ofertada nas creches e pré-escolas, onde são constituídas as redes de ensino privadas e públicas. Sendo obrigatória a matrículas das crianças que completam 4 ou 5 até o dia 31 de março, e também para facilitar é importante matricular as crianças próximas ás suas residência, pois será melhor para as mesmas e para seus pais. O tempo que eles passam e de no mínimo, quatro horas diárias e em tempo integral com duração de sete horas ou mais. A proposta pedagógica da educação infantil, devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos das crianças.

PROPOSTA PEDAGÓGICA: é o plano orientador das ações das escolas e define  as  metas para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. O objetivo é garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagem de diferentes linguagem, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à convivência e à interação com outras crianças. A proposta pedagógica das instituições de educação infantil deve garantir o cumprimento da função sociopolítica e pedagógica disponibilizando condições adequadas para que as crianças usufruem dos seus direitos, possibilitando que elas convivam com outros adultos e crianças, para assim ampliar seus conhecimentos tendo contato com diferentes saberes; na educação infantil é necessário que se promova a igualdade de oportunidade sem distinção de classe, raça e religião etc. Ela devem prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos, em que haja o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, a dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência, etc.

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO, TEMPO E MATERIAIS: para o cumprimento de seus objetivos, a proposta pedagógica para Educação Infantil necessitarão presumir situações para o trabalho grupal e para a preparação de materiais espaços e tempos que possibilite entender que o cuidado não se separa do fazer educativo, é importante também assegurar o que não é vista, os aspectos expressivo motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança valorizando o diálogo, a participação e as interações das famílias. Reconhecer as particularidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, propiciando interações entre crianças tanto com a mesma idade quanto idades diferentes. Nas instituições de Educação Infantil é necessário que haja uma boa movimentação por parte das criança nos espaços internos e extensos tanto na sala quanto um outros locais da instituição, pois é fundamental na acessibilidade de espaços, tanto quanto o acesso a brinquedo e orientações para crianças com deficiência.

PROPOSTA PEDAGÓGICA E CRIANÇAS INDÍGENAS: é garantido a autonomia dos povos indígenas para escolher os procedimentos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade, e as propostas pedagógicas para os povos que escolheram a educação infantil deve colocar em primeiro lugar, promover uma boa relação com o cotidiano dos pequenos, conhecimentos, crenças, valores procurando sempre lembrar de seus ancestrais e reafirmando sua identidade étnica, porque essa educação ofertada é apenas uma continuidade da tradicional já acontecida na família, em síntese e importante adapta-se há todo aquele ambiente.

PROPOSTA PEDAGÓGICAS E AS INFÂNCIAS DO CAMPO:  para as crianças filhas de agricultores, familiares e entre outras as propostas pedagógica devem reconhecer os modos próprios de vida no campo como fundamentais para a constituição da identidade das crianças moradoras de territórios rurais, valorizar e evidenciar os saberes e o papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo e sobre o ambiente natural.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: as práticas pedagógicas que fazem parte da proposta curricular da educação infantil necessitam ter como eixos as interações e a brincadeira pois sabe-se  que esses dois aspectos são imprescindíveis para o desenvolvimento da criança e é um dever das creches e pré-escolas elaborar uma proposta pedagógica totalmente aliado com as experiências das mesmas estabelecendo uma forma de integração para cada criança em particular.

As escolas de educação infantil devem criar procedimentos para acompanhar o trabalho pedagógico e para avaliar o desenvolvimento das crianças, tais como: observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano, documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças, e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.

Deve-se haver na transição da educação infantil para o ensino fundamental, uma continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

















Referências

Disponível em: https://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12579:educacao-infantil

2 comentários:

  1. Vamos pessoal postem seus comentários, vamos discutir essa temática.

    ResponderExcluir
  2. Pelo o que já aprendemos sobre educação infantil, a criança não era considera criança, por meio de muitos movimentos conseguiu os seus direitos, que precisam ser ampliados.

    ResponderExcluir