A Criança, a Natureza e a Sociedade
“Nos primeiros anos de vida, o contato com
o mundo permite a criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno,
relacionados a sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres,
formas, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular os
objetos. Experimentar expressar e comunicar seus desejos e emoções, atribuindo
as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada
vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas
com quem compartilha novos conhecimentos”. (RCNEI, Natureza e Sociedade).
A criança desde quando nasce começa a
interagir com o ambiente e os seres que ali vivem, ocorrendo um desenvolvimento
significativo, pois se compreende que através do contato e das relações com
diversos elementos se percebe o crescimento e o desenvolvimento, que impactará
no indivíduo que está a todo momento progredindo.
“O brincar de faz-de-conta, possibilita
que as crianças reflitam sobre o mundo. Ao brincar, as crianças podem
reconstruir elementos do mundo que as cerca com novos significados, tecer novas
relações, desvincular-se dos significados imediatamente perceptíveis e
materiais para atribuir-lhes novas significações, imprimir-lhes suas ideias e
os conhecimentos que tem sobre se mesma, sobre as outras pessoas, sobre o mundo
adulto, sobre lugares distantes e/ou conhecidos”. (RCNEI, Natureza e
Sociedade).
O brincar transforma a criança, visto
que ele carrega significados que atuam no subjetivo, formando a personalidade e
construindo um ser humano capaz de ter relações sociais na sociedade e agir
sobre ela. Ao longo do desenvolvimento infantil, ocorrerá momentos em que as crianças reformarão novos olhares sobre percepções que rodeiam seu espaço, formando
assim uma identidade compreensiva e de respeito a cultura do outro.
Disponível em : portal.mec.gov.br › seb › arquivos › pdf › volume3
Disponível em : https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/rcnei-educacao-infantil/16040
Disponível em : http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-basica/publicacoes?id=12579:educacao-infantil
Disponível em : estudantesdepedagogia10.blogspot.com › 2017/03 › rcneis-volumes-1-3-4...
que interessante, enriqueceu bastante minha pesquisa
ResponderExcluirobrigado!! estaremos sempre publicando conhecimento e informando sobre nossos conteúdos
ExcluirA primeira infância trás para nós uma nova visão sobre a aprendizagem da criança, pois já passamos por ela também.
ResponderExcluiragradecemos sua participação!! isso mesmo, a infância é um momento de aprendizado, e caminhar com as crianças é fundamental.
ExcluirO conteúdo em si fornece um entendimento a mais acerca da infância, de como se faz necessária nessa primeira etapa do desenvolvimento.
ResponderExcluiriremos trazer nos conteúdos postados, uma analise para que assim haja uma melhor compreensão.
Excluirboa tarde, quero ver mais postagens sobre a infância e suas especificidades.
ResponderExcluir