sábado, 19 de outubro de 2019

Natureza e Sociedade


A Criança, a Natureza e a Sociedade

“Nos primeiros anos de vida, o contato com o mundo permite a criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados a sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular os objetos. Experimentar expressar e comunicar seus desejos e emoções, atribuindo as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas com quem compartilha novos conhecimentos”. (RCNEI, Natureza e Sociedade).

A criança desde quando nasce começa a interagir com o ambiente e os seres que ali vivem, ocorrendo um desenvolvimento significativo, pois se compreende que através do contato e das relações com diversos elementos se percebe o crescimento e o desenvolvimento, que impactará no indivíduo que está a todo momento progredindo.


“O brincar de faz-de-conta, possibilita que as crianças reflitam sobre o mundo. Ao brincar, as crianças podem reconstruir elementos do mundo que as cerca com novos significados, tecer novas relações, desvincular-se dos significados imediatamente perceptíveis e materiais para atribuir-lhes novas significações, imprimir-lhes suas ideias e os conhecimentos que tem sobre se mesma, sobre as outras pessoas, sobre o mundo adulto, sobre lugares distantes e/ou conhecidos”. (RCNEI, Natureza e Sociedade).

O brincar transforma a criança, visto que ele carrega significados que atuam no subjetivo, formando a personalidade e construindo um ser humano capaz de ter relações sociais na sociedade e agir sobre ela. Ao longo do desenvolvimento infantil, ocorrerá momentos em que as crianças reformarão novos olhares sobre percepções que rodeiam seu espaço, formando assim uma identidade compreensiva e de respeito a cultura do outro. 









Referências

Disponível em : portal.mec.gov.br › seb › arquivos › pdf › volume3

Disponível em : https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/rcnei-educacao-infantil/16040

Disponível em : http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-basica/publicacoes?id=12579:educacao-infantil


Disponível em : estudantesdepedagogia10.blogspot.com › 2017/03 › rcneis-volumes-1-3-4...











7 comentários:

  1. que interessante, enriqueceu bastante minha pesquisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado!! estaremos sempre publicando conhecimento e informando sobre nossos conteúdos

      Excluir
  2. A primeira infância trás para nós uma nova visão sobre a aprendizagem da criança, pois já passamos por ela também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agradecemos sua participação!! isso mesmo, a infância é um momento de aprendizado, e caminhar com as crianças é fundamental.

      Excluir
  3. O conteúdo em si fornece um entendimento a mais acerca da infância, de como se faz necessária nessa primeira etapa do desenvolvimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iremos trazer nos conteúdos postados, uma analise para que assim haja uma melhor compreensão.

      Excluir
  4. boa tarde, quero ver mais postagens sobre a infância e suas especificidades.

    ResponderExcluir